As Olímpiadas de Paris 2024, realizadas de 26 de julho a 11 de agosto, celebraram mais uma vez a excelência esportiva. Durante os 17 dias de competições, diversos atletas do mundo todo buscaram desempenhar suas melhores performances nos 329 eventos em que houveram a possibilidade de conquista de medalhas.
As potencias olímpicas continuam sendo Estados Unidos e China que empataram no número de medalhas de ouro, sendo a equipe norte americana conquistou mais medalhas no geral, contabilizando também as de prata e de bronze.
A delegação brasileira participou do maior evento esportivo mundial com 274 atletas, a maioria do sexo feminino, que honraram nosso país enfrentando adversários de todos os continentes.
Nos jogos de Paris, nosso país conquistou a 20° posição, obtendo vinte medalhas, sendo três de ouro, sete de prata e dez de bronze. Esse desempenho foi inferior ao das Olimpíadas de Tóquio, onde os atletas brasileiros obtiveram vinte e uma medalhas, sendo sete de ouro.
Existe uma teoria chamada de “Teoria da Autodeterminação” que é amplamente difundida e utilizada em diversas áreas do conhecimento acadêmico, dentre os quais o esporte e atividade física. Esta teoria preconiza que um sujeito pode ser motivado em diferentes níveis (intrínseca ou extrinsecamente).
Em se tratando de fatores extrínsecos, onde o comportamento é regulado por uma fonte de motivação que, embora inicialmente externa, é internalizada, o momento é propício para o estímulo de praticar os esportes enquanto atividade física, tanto na escola, quanto em clubes e outros ambientes, na busca de qualidade de vida.
Conhecer e entender os benefícios de praticar algum tipo de atividade física pode aumentar as possibilidades de ingresso e permanência nessa prática, visto que a autonomia necessária para o desenvolvimento dos nossos jovens preconiza a absorção de conhecimentos prévios para fixar atitudes rotineiras.
As escolas de educação básica desempenham papel importante ao apresentar os esportes para crianças e adolescentes, propiciando uma iniciação de qualidade ao disponibilizar profissionais devidamente habilitados e espaços adequados para que o gosto pela atividade física surja nos primeiros anos de escola e permaneça durante a vida toda.