EDIÇÃO 48

Idoso Precisa Ser Forte

Sabemos que a expectativa de vida da população de idosos aumentou no Brasil e no mundo. Associado a isso, uma maior necessidade desse público ter uma vida mais saudável e com maior independência. Do que vale a longevidade se ela não for saudável?! O treinamento de força é fundamental para essa questão.

Como todas as outras capacidades físicas, com o passar do tempo perdemos aptidões físicas por inúmeros fatores, principalmente por redução de taxas hormonais e o próprio desgaste da estrutura musculoesquelética a qual dificulta a autonomia do indivíduo.

O aumento da força promove:

1. Aumento da capacidade funcional: ter mais liberdade de movimento, manter tarefas básicas do dia a dia, melhora do quadro de dor articular.

2. Melhora da composição corporal:   massa muscular elevada melhoram os índices metabólicos, prevenindo possíveis doenças crônicas.

A força muscular pode ser definida como a quantidade de tensão que um músculo ou grupamento muscular pode gerar em um gesto motor. Ou seja, o trabalho de musculação.

Não é tarde para iniciar o processo de treino de força, o importante é começar. Com a orientação de um bom profissional de educação física, ele fará ajustes necessários para alguém que nunca levantou pesos e para pessoas que passaram a vida se movimento.

Compartilhar Matéria:

Matérias Relacionadas