A Podologia Infantil ou Podopediatria é o tratamento e diagnóstico da saúde dos pés da criança de zero a doze anos, sendo um cuidado fundamental para a prevenção de possíveis disfunções que possam surgir ao longo dos anos e assegurar um crescimento correto das unhas.
Os pés são estruturas que merecem cuidados e atenção desde o nascimento. A Podopediatria consiste no atendimento de crianças de 0 a 12 anos e, assim como outros tratamentos, é fundamental para certificar um crescimento correto das unhas e tratamentos preventivos de algumas alterações que possam ocorrer durante a infância.
O bom atendimento infantil requer do profissional máxima atenção e habilidade para não perder o controle da situação, durante o procedimento. Desde a abordagem e orientações dos pais ou responsáveis, até os cuidados com a criança, o profissional precisa estar apto para realizar todo o protocolo de atendimento infantil da melhor maneira.
O dia a dia das crianças são naturalmente cheios de atividades e toda essa energia para correr e brincar necessita de uma boa saúde. Os problemas nos pés das crianças podem aparecer por conta de cortes errados das unhas, calçados e roupas mais apertadas ou pelo constante atrito do pezinho no bebê-conforto, carrinhos e cadeirinhas. Nesse caso, e em tantos outros, a solução é recorrer a um especialista em podologia pediátrica.
Cuidados diários relacionados à podologia infantil para prevenção dos principais problemas:
Uso de calçados no tamanho adequado e confortáveis: Os pés de crianças crescem rapidamente e calçados muito apertados podem causar dor e desconforto. Fique atento ao tamanho, pois além de proporcionar conforto auxiliam no bom respiro para evitar o suor excessivo;
Os tamanhos das meias geralmente mudam com a mesma frequência que os tamanhos dos sapatos.
Certifique-se que as meias não estejam muito apertadas e que não embolem dentro do calçado para evitar bolhas;
Lavar e secar bem os pés dos pequenos, principalmente entre os dedos: Esta prática deve ocorrer diariamente usando água e sabão, diminuindo assim as chances de surgimento de micoses.
Mantenha as unhas aparadas. Cuidado para não cortar as unhas muito perto da pele. O corte reto nas unhas dos pés evita que elas encravem;
Nos bebês, use meias sem costura na ponta dos dedos;
Se seu filho reclamar de dor no pé, não demore em levá-lo a um podólogo.