EDIÇÃO 48

Pequenos Sorrisos, Grandes Cuidados: A Importância da saúde bucal infantil

Realizar consultas preventivas durante a infância são essenciais para manter a saúde bucal dos pequenos. Ao visitar o dentista regularmente, as crianças aprendem a importância da higiene bucal adequada e desenvolvem hábitos saudáveis de escovação e uso do fio dental. Além disso o dentista pode acompanhar o crescimento crânio facial da criança e garantir a correta erupção dos dentes permanentes e se for necessário utiliza métodos para corrigir precocemente a má-oclusão.”

     Ao levar os filhos no início da infância os pais recebem orientações sobre como cuidar da saúde bucal de seus filhos, incluindo informações sobre dieta, higiene bucal e prevenção de lesões de cárie, ajudando também a criança se familiarizar com o ambiente odontológico fazendo com que ela goste de frequentar as consultas. Na primeira consulta sempre é bom procurar um profissional capacitado para o atendimento infantil como um Odontopediatra.

    O odontopediatra é um dentista especializado no cuidado da saúde bucal das crianças, atendendo bebês até adolescentes. Eles têm conhecimento específico sobre o desenvolvimento bucal infantil e estão preparados para lidar com as necessidades únicas das crianças em termos de tratamento e manejo. Sempre trazendo a odontologia de uma maneira mais lúdica para as crianças evitando traumas.

     Na primeira consulta com o Cirurgião dentista é possível diagnosticar defeitos de esmalte como a HMI (Hipomineralização do esmalte) que pode acometer o germe do dente permanente, nessa condição o esmalte dentário não mineraliza corretamente, resultando em uma estrutura enfraquecida e mais susceptível a danos. Os dentes afetados podem apresentar áreas de esmalte mais finas, porosas ou com coloração anormal, variando de branco a amarelo, marrom ou até mesmo preto. Isso pode ocorrer devido uma combinação de fatores genéticos, ambientais e sistêmicos, entre eles exposição a toxinas ambientais durante o desenvolvimento do germe dentário, infecções ou doenças durante a infância no período da formação do germe e fatores genéticos e hereditários. Os principais sintomas dessa condição são sensibilidade dentária, dor ao mastigar, descoloração dos dentes e lesões de cáries frequentes.

   A fluorose dental também pode ser diagnosticada, é uma condição que afeta a aparência dos dentes devido à exposição excessiva ao flúor durante o desenvolvimento dentário, os primeiros sinais visíveis  são manchas brancas ou linhas opacas nos dentes. Em casos mais graves, os dentes podem apresentar manchas marrons ou pretas e uma aparência irregular ou texturizada. Podem ocorrer em dentes decíduos ou permanentes, são manchas causadas por uso exagerado de flúor na infância muitas vezes sem orientação do profissional.

      Neste sentido, destaca-se a importância das consultas preventivas desde o surgimento dos primeiros dentes, para que assim o profissional possa orientar os pais ou responsáveis sobre a higienização dentária da criança, bem como, diagnosticar a presença de lesões logo no início e transformar o ambiente odontológico em um local acolhedor para a criança desde o começo do seu desenvolvimento.

Compartilhar Matéria:

Matérias Relacionadas