A podologia geriátrica visa os aspectos preventivos da atenção à saúde dos pés da pessoa idosa primando pela melhora na qualidade de vida.
A podologia geriátrica tem como finalidade avaliar os aspectos preventivos à saúde dos pés da pessoa idosa e quanto necessário intervir para amenizar as alterações que possam trazer algumas limitações funcionais, causadas ou agravadas pelo processo de envelhecimento.
No atendimento do paciente idoso, sempre nos deparamos ao realizar o exame dos pés, com patologias que poderiam ser amenizadas ou evitadas, se algumas precauções fossem tomadas. Com uma boa orientação pode-se prevenir problemas como: calos, rachaduras, manchas, frieiras e unhas mal cortadas.
É comum notar em pacientes idosos a alteração na deambulação (caminhar), podendo gerar problemas físicos e também transtornos psicológicos, por exemplo: reclusão, irritação, depressão e baixa autoestima. A marcha ou caminhar fica bem mais lenta, menos flexível e então surgem os auxiliares da marcha que são as muletas, bengalas e os andadores.
Precisamos entender que na terceira idade os pés sofrem alterações anatômicas como: ressecamento da pele, unha muito grossa (onicogrifose) e micose de unha (onicomicose).Outra complicação comum é o enfraquecimento dos tecidos da pele, que se tornam menos elásticas e mais finas, facilitando o surgimento de feridas e patologias como calos e feridas.
Por consequência da idade, alguns cuidados são necessários e não se atentar a eles pode gerar um problema ainda maior. Por isso é importante sempre lembrar de:
• Atentar-se a qualquer alteração nas unhas: cor, forma, espessura.
• Higienizar bem os pés e secá-los de forma correta evitando deixá-los úmidos.
• Hidratar os pés periodicamente para evitar ressecamento da pele e possíveis rachaduras.
• Usar meias de algodão, e sempre trocar por meias limpas;
• Usar o sapato adequado, no caso dos idosos é recomendado o uso de calçados com pouca ou nenhuma costura interna.
A podologia consiste em podoprofilaxia (higienização), corte correto das unhas, lixamento, desbastes de calos e calosidades, correções das unhas em garras como órteses, orientação sobre o uso de calçados e meias específicas para a rotina de cada paciente.
Os cuidados preventivos são infinitamente melhores que paliativos. Portanto, as medidas de promoção de saúde para a terceira idade são necessárias no sentido de traçar estratégias funcionais adequadas para cada indivíduo e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida.
Procure um profissional podólogo sempre que apresentar alguma alteração ou descorforto.