EDIÇÃO 48

Saúde visual das crianças e adolescentes

Esta matéria vem trazer para as pessoas um maior esclarecimento sobre a saúde dessa faixa etária que engloba muitas mudanças de saúde física, mental, e de relação com o mundo real e, infelizmente, o virtual.
Ao Nascer
Os bebês nascem e já na maternidade sendo prematuros extremos, 600g ou, não, 2 a 3 kg, por lei, tem que fazer o teste do reflexo vermelho, ou teste do olhinho , para detectar alterações extremas, como a retinopatia da prematuridade nas UTIs neonatais, as cataratas congênitas, o glaucoma congênito, e quando ao receber a alta, ser preenchido na carteirinha que recebem nos hospitais, que esta alterado ou normal.
A seguir, vem os 6 primeiros meses, quando deve ir à primeira consulta com o oftalmopediatra, e a segunda consulta, se tudo estiver bem, com 1 ano de vida, quando a visão deve estar perfeita, análoga ado adulto.
Primeira Infância
Na primeira infância, até 7 anos, o olho humano desenvolve toda a noção neurossensorial perceptiva de onde está, a propriocepção, e a visão tridimensional. Mesmo que ninguém perceba da família ou médicos, a consulta com 1 ano é externamente importante, pois algum problema visual pode ser detectado, pois existem doenças “escondidas” que somente um oftalmologista capacitado pode descobrir a tempo de evitar, como o câncer infantil, retinoblastoma, entre outros tipos raros de tumores, as doenças de uso de óculos, como a miopia, hipermetropia e astigmatismo, e até doenças reumatológicas sistêmicas, catarata, estrabismos, glaucoma infantil, doenças tumorais, entre outras extremamente graves e evitável da cegueira absoluta, a ambliopia e até risco de vida, por meio do exame contínuo anual.
Adolescência
Com a consulta com o oftalmologista, anualmente, ou semestralmente, devido ao crescimento do adolescente e mudanças hormonais, temperamentais, e atualmente, uso excessivo de telas, e os transtornos neurológicos atuais secundários ou não as telas e genética.
Na adolescência, encontram-se grandes desafios se, não for descoberto a tempo, como os astigmatismos altos e as alergias crônicas, disfunção lacrimal severa por fatores externos como as telas, ar condicionado, pode se chegar a disfunção severa do filme da lágrima que protege os olhos contra o ressecamento , o olho seco, e o ceratocone, quando a córnea, tampa dos olhos, sofre enfraquecimento e aponta para fora , lembrando uma forma cônica, a qual, detectada, possui tratamento.
Conclusão
Portanto, sendo bebê, criança ou adolescente, devem consultar anualmente o oftalmologista para evitar dissabores, sustos, e imperfeições da qualidade da percepção do mundo pela sua visão e manter a saúde visual para o futuro adulto.
Sempre alerta com esses pequenos seres especiais que povoarão nosso Brasil do futuro.

Compartilhar Matéria:

Matérias Relacionadas