“Quando falamos sobre Prevenção em Saúde Bucal, não podemos deixar de pensar no velho jargão: a saúde começa pela boca; e não está errado, porém nos dias atuais, a Prevenção em Saúde Bucal vai muito além.”
No que se refere a Prevenção em Odontopediatria, houve uma grande mudança após um estudo da Revista Científica The Lancet, em 2008, que publicou estudos sobre a desnutrição materno-infantil, onde identificou-se a importância dos primeiros 1000 dias de vida, período este que uma boa alimentação e hábitos saudáveis trariam benefícios ao longo da vida. Depois desse estudo, o conceito dos primeiros 1000 dias de vida foi então adotado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sendo referência para a Prevenção na Odontopediatria.
Esses primeiros 1000 dias de vida se referem ao período que vai desde a Concepção até o fim do segundo ano de vida do bebê. E é nesse período que os hábitos alimentares da mãe desde a gestação, o padrão de amamentação e a alimentação complementar terão influência na Saúde Bucal do Bebê. Sendo assim, a odontopediatria, atualmente tem seu foco voltado para a prevenção desde o início da gestação.
A gestação é uma fase de grandes mudanças no organismo da mulher e, portanto, período que hábitos saudáveis devem ser inseridos e estimulados cada vez mais. Algumas gestantes possuem fatores de riscos maiores para o aparecimento de lesões de cárie, gengivites, e doença periodontal.
Gestantes com problemas gengivais graves podem ter risco à parto prematuro e nascimento de bebês de baixo peso. Por isso enfatizamos cada dia mais o Pré-natal Odontológico. Desta forma prevenimos também a Saúde Bucal do Bebê.
Por isso, os comportamentos saudáveis estabelecidos durante a gestação e logo após o nascimento do bebê e antes da erupção dos primeiros dentinhos aumentam consideravelmente a chance da criança ter uma saúde bucal muito boa.
Para prevenirmos efetivamente a càrie dentária, a gravidez e os primeiros 6 meses de vida da criança (primeiros 450 dias) deverão ser considerados períodos críticos para o trabalho preventivo na adoção de hábitos saudáveis.
E exatamente por isso que atualmente começamos a Prevenção em Saúde Bucal desde o início da gestação. Consequentemente, a visita ao Odontopediatra deve ser logo após o nascimento do bebê e não somente quando apontarem os primeiros dentinhos como muitos pais pensam.
Nessa primeira consulta, examinamos a cavidade oral, tecidos moles, tecidos periorais, freios linguais e labiais, desenvolvimento da musculatura facial; orientamos sobre alguns hábitos no manejo da criança, uso correto do creme dental, uso controlado da chupeta e também sobre a amamentação.
Um outro ítem que consideramos de grande importância no primeiro atendimento odontológico de bebês é a avaliação do freio lingual, o Teste da Linguinha.
Esse teste deverá ser realizado por profissional qualificado, nos primeiros dias de vida. Além de avaliar se a língua é “presa” também avalia-se a força de sucção (quando diminuída vai interferir na amamentação) e a movimentação da língua.
Não deixe os cuidados com a Saúde Bucal do seu filho para depois que os dentes já estiverem presentes na boca, demonstre amor desde a concepção!
“Na INOVACLIN PG cuidamos do seu filho com amor, respeito e muito profissionalismo. “