EDIÇÃO 48

Pragmática e Autismo (TEA)

Embora seja difícil dar uma definição clara sobre a linguagem pragmática, podemos afirmar que ela é o uso apropriado da língua nas interações sociais.

Mais especificamente, refere-se à capacidade de usar a fala no contexto. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como umas das principais características alteração na linguagem pragmática.

O fonoaudiólogo, deve exercer papel fundamental na avaliação e intervenção de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), uma vez que ele é o especialista em comunicação humana. Ele é o profissional apto a diagnosticar, delinear, propor e executar a intervenção relacionada às habilidades de linguagem e comunicação, a partir de raciocínio clínico coerente com as evidências científicas que compõem sua formação clínica.

Na avaliação fonoaudiológica em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são investigados as habilidades comunicativas, é traçado o Perfil Funcional de Comunicação da criança. Também verificado a competência comunicativa, a maturidade simbólica e a imitação.

Nós fonoaudiólogos somos partes fundamentais para auxiliar no diagnóstico e intervenção de criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).  Quer saber mais, entre em contato pelo Instagram ou via WhatsApp será um prazer responder suas dúvidas.

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