Certo ou não, equipes de grande porte do futebol brasileiro e mundial já têm interesse em crianças, de 9 e 10 anos de idade, para compor suas equipes de base.
A iniciação esportiva voltada para o alto rendimento para crianças é uma questão que oferece algumas reflexões, dentre as quais apresentam-se afirmativas de que essa prática retira a ludicidade da vida das crianças, conduz ao baixo rendimento escolar, causa estresse devido às altas cargas de treinamento e exigências por resultados em competições.
No entanto, as afirmativas acima podem ser refutadas mediante um bom planejamento do treinador e dos pais, estabelecendo rotinas e horários para as diversas tarefas e prática do esporte.
Preconiza-se que a iniciação esportiva ofereça à criança um amplo número de movimentos em diversas atividades, estimulando não só a coordenação motora de membros inferiores, mas também dos superiores, a fim de que haja o desenvolvimento de todas as habilidades motoras. Isso é diferente da especialização esportiva precoce, a qual tem como premissa o treino específico de competências físicas exigidas em determinado esporte. Portanto, a prática de dois ou três esportes, sendo preferencialmente um deles individual, ajudará muito na formação esportiva da criança.
A carga de treinamento deve ser distribuída entre as modalidades, tendo uma delas foco em competições e as outras não. Assim, é possível obter-se bons resultados, desenvolver o espírito competitivo e ainda promover uma formação no esporte com ênfase na ludicidade.
Não obstante, além de ofertar diversas modalidades esportivas para seus alunos, no modelo lúdico/recreacional e no modelo competição/rendimento, o Colégio Sepam possui um projeto em parceria com a gestão de futebol profissional do Operário Ferroviário Esporte Clube no Futsal, abrangendo crianças de 6, 7, 8, 9,1 0 e 12 anos de idade que disputam competições de nível municipal, estadual e nacional.
Esse projeto também apresenta a prática da modalidade em um âmbito de iniciação, sem a participação em campeonatos, a chamada de escolinha de futsal. A partir da participação na “escolinha”, de acordo com o rendimento, aceitação da criança e concordância dos pais, alguns alunos passam a integrar as equipes que disputam competições.
Existem particularidades da iniciação esportiva, para participação em competições ou não. Ambas as opções são válidas, sendo importante usar a metodologia correta e suporte adequado em qualquer que seja o modelo de prática esportiva.