O Podólogo é o profissional da área da saúde que tem formação específica para cuidar de forma especializada dos seus pés como eles merecem. O ideal é não esperar que os problemas apareçam, pois a prevenção pode diminuir as chances de surgimento de incômodos e enfermidades.
A Podologia é uma área em constante atualização. Alguns problemas do cotidiano, que identificamos nas unhas são deixados de lado por ser algo avaliado como simples. Porém alguns estudos indicam que ficar atento a esse assunto e estabelecer uma rotina de cuidados com a saúde dos pés, garante uma alta qualidade de vida
É impraticável pensar em uma vida saudável, como a prática de exercícios e uma rotina de hábitos saudáveis sem associá-los a saúde dos pés, que em síntese, são a base do nosso corpo e por muitas vezes são negligenciados.
É recomendado procurar um podólogo quando:
• Sentir desconforto ou dor nos pés, dedos ou unhas;
• Tiver unhas encravadas;
• Tiver pés rachados, com fissuras ou descamando;
• Tiver micoses;
• Tiver bolhas, joanetes, verrugas ou calosidades;
• Tiver odores fortes, principalmente entre os dedos;
• Tiver alterações na coloração das unhas ou ponta dos dedos;
• Tiver feridas que incomodam ou não saram;
• Tiver vermelhidões ou coceiras em qualquer local dos pés;
Dicas para o verão
Estamos em uma época do ano em que o clima quente faz com que as sandálias e rasteirinhas querem dar o ar da graça. Mas, para usá-las, os pés precisam estar bonitos, bem cuidados e acima de tudo saudáveis. Mantê-los limpos, secos e hidratados é o primeiro passo. Mas, existem outras opções para garantir que você saia pra a rua sem vergonha de usar calçado aberto, uma delas está no fato de não lixar os pés. Esse procedimento acaba tornando a pele ainda mais grossa, porque ela irá entender que está sendo “agredida”. Cremes específicos para amenizar a calosidade dos pés é a melhor saída. Uma esfoliação, que pode ser caseira com uma pastinha de mel e fubá, por exemplo, também é uma ótima opção.
Secar bem, após a piscina e praia, com atenção especial entre os dedos, é fundamental. No caso de piscinas, existe um agravante, o cloro pode provocar coceira e ressecamento intenso, por isso nunca dispense um banho de chuveiro e uma boa hidratação. Já na praia, os pés exigem ainda mais cuidados. A areia, muitas vezes contaminada pelo lixo, esgoto ou fezes de animais é capaz de provocar uma série de problemas. Ainda na praia, lembre-se de usar protetor solar nos pés e não dispense esse procedimento no dia a dia, quando usar calçado aberto. Eles são tão suscetíveis como qualquer outra parte do corpo e precisam ser protegidos.
Por isso, fique atento. Lembre-se que os pés sustentam o seu corpo e precisam ser cuidados. Procure sempre um podólogo capacitado.