EDIÇÃO 50

Psicoterapia de Casal

A psicoterapia de casal é um processo guiado por um psicólogo qualificado, o qual realiza um trabalho em conjunto para melhorar a comunicação, entender melhor as necessidades de cada um e resolver os conflitos da relação de forma saudável.

É um espaço seguro, no qual o casal pode expressar sentimentos, frustrações, expectativas e, também, lidar com fatores psicológicos, emocionais e relacionais que influenciam o funcionamento de sua relação.

Considerando que as predisposições inatas de cada pessoa podem influenciar como respondem ao mundo e se relacionam com os outros, na terapia de casal, o temperamento pode ser um ponto de partida para entender diferenças naturais das respostas emocionais e comportamentais de cada parceiro. Ao explorar essas predisposições inatas, o terapeuta ajuda o casal a desenvolver empatia, o que facilita a compreensão das necessidades de cada um. Outro fator importante é que o indivíduo se desenvolve por meio das interações iniciais com a família e a cultura ao seu redor. Essas interações moldaram crenças, valores e padrões de comportamento, que acabam por influenciar as relações românticas. Assim, se um parceiro é muito assertivo e o outro mais passivo, podem surgir desequilíbrios na tomada de decisões ou até em como expressar desejos e frustrações.

O psicoterapeuta trabalha com o casal para alinhar essas diferenças, compreender a história pessoal de cada um, sendo esse um fator fundamental para superar as experiências difíceis, sejam elas relacionadas ao ambiente familiar, social ou romântico, pois a forma como essas experiências são vivenciadas tem um impacto profundo na maneira como uma pessoa se relaciona. A psicoterapia de casal permite que cada parceiro compreenda melhor as feridas emocionais que o outro pode carregar e essa compreensão é crucial para desenvolver um ambiente de apoio mútuo, em que ambos possam se sentir seguros e visíveis, bem como perceber as motivações inconscientes que influenciam as escolhas amorosas. Frequentemente, as pessoas são atraídas por traços que complementam ou desafiam partes de si mesmas.

Com isso em vista, o psicoterapeuta explora com o casal as razões pelas quais cada um escolheu o outro, ajudando-os a perceber padrões e expectativas que podem estar a guiar deliberadamente a relação. Esse autoconhecimento permite a ambos reformular a sua visão um do outro e do próprio relacionamento. Com o tempo, as interações do casal tendem a seguir padrões quase automáticos, o que pode levar a encaixes ou desencaixes no modo de se relacionar.

A psicoterapia ajuda o casal a identificar esses ciclos repetitivos e a desenvolver estratégias para interrompê-los. Ao tornar esses padrões mais conscientes, os parceiros podem ganhar maior controle sobre a dinâmica de sua relação, aprendendo a responder de forma mais consciente e menos reativa. O trabalho do psicoterapeuta de casais é, portanto, auxiliar o casal na criação de um espaço de respeito, empatia e crescimento mútuo, promovendo uma relação mais saudável e satisfatória para ambos.

Compartilhar Matéria:

Matérias Relacionadas